quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Psicologia da Forma

"...Será que isto que vejo é o mesmo o que percebo?"



A teoria gestáltica é conhecida como a Psicologia da Forma. Alguns autores deixaram algumas marcas nessa psicologia, como Kant que dizia que a percepção não é mera combinação passiva de elementos sensoriais, mas a organização desses elementos numa experiência unitária, a mente organiza a percepção.

A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo. Que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes). E que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.

A Terapia Gestalt se baseia no ideal experimental do "aqui-agora" e nas relações com os outros e com o mundo, porém, não se pode reduzir os fenômenos somente ao que é percebido (ao campo perceptivo), pois se deve levar em conta o todo sendo diferente da soma das partes.

Os Gestaltistas estão interessados em entender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, como é que percebemos as coisas contrariamente o que verdadeiramente é.

Perls, um dos principais nomes da Gestalt terapia, estudou a hierarquia de necessidades. Ele dizia que: uma Gestalt seria o processo de formação de uma necessidade em busca de sua satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário